Não é a salada que é aborrecida! És tu

Tens uma relação complicada com saladas? Não têm sabor suficiente? Não te estão a ajudar com a dieta?

"Não és tu, sou eu...e todas as coisas sobre ti que eu não suporto"
Se calhar o problema não é só das saladas e eu vou tentar apimentar um pouco a vossa relação.

Problema nº1: Usar sempre os mesmos ingredientes!
 Como uma relação amorosa, a salada também não se quer monótona. Não que esteja a sugerir que tenham mais que um parceiro.. mas fazer umas actividades diferentes não magoa ninguém. E que tal pegar naquele vegetal que sempre tiveste curiosidade de experimentar?
Eu hoje usei rabanetes. Para além de darem cor à salada têm um sabor smi-picante que é sempre bem vindo no meu prato.
Outras opções podem ser por exemplo: cogumelos, beterraba, milho, cenoura, frutas, abacate...

Problema nº2: Os molhos!
Não digo para comerem a salada sem nada, mas também não é preciso encharcar a salada em molho.
Os molhos de compra que já vêm numa embalagem, normalmente têm muitos açúcares adicionados que não queremos meter na salada. É um atentado à tua dieta! Acreditas mesmo que a tua habitual "sopa" de molho vinagrete ou de iogurte é mesmo saudável? Nem por isso.. Se calhar eram menos calóricas umas colheres de arroz cozido do que esse molho todo.
(O mesmo se passa em adicionar coisas "que fazem mal" à salada. Lá porque o bacon está inserido num contexto de vegetais, não quer dizer que magicamente tenha perdido todo o seu teor gorduroso!)

A minha sugestão é criares o teu próprio molho. Vou mostrar o que usei hoje!
oregão + alho + vinage balsâmico + sumo de 1/2 limão + fio de azeite +
sal fino :)
Se gostas de molho de iogurte: junta iogurte natural, sumo de limão, um bocadinho de azeite, vinagre de cidra, salsa picada e três colheres de água para diluir!

Problema nº3: Não sabe a nada!
Ter umas ervas aromáticas à mão também ajuda muito a gostares da tua salada. Eu hoje juntei manjericão. Porque adoro o cheiro e porque me faz lembrar o pesto! Sempre que posso uso ervas frescas. Não são muito difíceis de plantar num vasinho em casa. Também se vendem em pequenas porções nos supermercados.
Outras opções: salsa, cebolinho, tomilho, alecrim...


Aqui fica uma pequena cábula para criares as tuas saladas:

Bases:
espinafres, alface, agrião, rúcula

Mais verde:
abacate, pepino, bróculos, rebentos de soja

Cor: 
Cenoura, pimento, cebola, tomate

Estalido:
Fruta (maçã, ananás, pêra), frutos secos, sementes

Extras:
Ervas aromáticas, passas, queijo

Proteína:
Camarão, carne grelhada, peixe, soja, tofu, tempeth, leguminosas (feijão, grão, lentilhas)



E por fim fica aqui o resultado da minha salada de hoje que acompanhou o meu franguinho grelhado:
2 cogumelos + alface + manjericão + tomate cherry + rabanetes + abacaxi

P.S.: Encham o prato à vontade. Dá a sensação que comeram imenso!

Espero que tenham gostado : )


0 comentários:

Enviar um comentário