Sopa Agrião-Flôr-Lentilhas

Com este frio sabe bem comer qualquer coisa quente. É normal comermos mais do que no Verão. Aquela sensação de estômago cheio, mantinha, lareira.. ahhhhh tão bom. Não é?
Tudo bem. Agora já podem encher a pança até rebentar. Porquê? Porque eu tenho para vocês uma receita de uma sopinha gostoooosa que não vai causar aumentos nas vossas reservas adiposas de hibernação! 
yaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaay 
Vamos usar agrião! Agora por esta altura há muito agrião. É bom comprar coisas da época porque assim são fresquinhas, e a maioria até é plantade em Portugal. Quando compramos coisas importadas do outro lado do mundo, os alimentos já fizeram uma viagem do caraças até chegar ao nosso prato. Entretanto houve todo um processo de conservação para a fruta ou vegetal não apodrecer, o que não traz muitos benefícios para o organismo.
Portanto eu comprei um ramo de agrião, no Mercado D. Pedro V em Coimbra. Que é um local bastante agradável e com muito menos confusão que os Supermercados. E ainda por cima o agrião até veio da quinta da D.Maria e tudo :P (não sei o nome da senhora, mas deve ser Maria. Ela estava-me a impingir tudo e mais alguma coisa na banca dela e não deu para travar grandes amizades com aquela pressão).
Porque é que gosto de agrião?
Cálcio132,5mg13%
Vitamina C60,1mg134%
Piridoxina B60,1mg8%
Fósforo50,6mg7%
Manganês0,3mg13%
Magnésio18,2mg7%
Lipídios0,2g-
Ferro3,1mg22%
mais info nutricional aqui e benefícios do agrião aqui.

Também vamos usar Lentilhas Vermelhas! Esta leguminosa para além de saborosa vai oferecer consistência à sopa. Um copo de lentilhas ronda as 210 kcal. São muito ricas em Fósforo e Ferro (bom para o sangue), proteínas e fibra. 

*Ingredientes:
1 L de água (se ficar muito espesso podes meter mais)
1 cabeça de Couve Flôr
1 cebola grande
3 Cenouras
1 copo de Lentilhas vermelhas
1 ramo de agriões (cortar os caules maiores)
1 clhr sopa sal
1 rodela de gengibre (opcional)
*Como se faz?
Numa panela metes a água, sal, lentilhas. Cortas a couve-flôr, a cebola e as cenouras aos pedaços e metes na água. Se gostares mete uma rodela de raíz de gengibre! Deixa cozer, até ficar tudo mole. Passa com a varinha mágica até ficar tudo homogéneo. Junta os agriões lavadinhos. E deixa cozer os agriões. 
Já está ! 

Espero que gostem : )


0 comentários:

Enviar um comentário