Tarte de Abóbora Menina

   Aqui está uma experiência com abóboras!! É Outono e as abóboras estão por todo o lado. Se calhar não reparaste mas elas andam aí. Pode parecer uma maçada ter de tirar as pevides e aquela nha-nha toda do meio da abóbora mas nem demora assim tanto tempo. É puxar aquilo tudo e pronto. Não é preciso grande arte. A sério
 Se não quiseres usar a abóbora toda podes sempre cortar aos cubos e congelar. Mas aviso já! Isto depois de cozinhado tem muito menos volume.
A abóbora tem pouquinhas calorias e um montão de vitaminas. E para além disso são bonitas. É sempre uma boa desculpa para comprar seja o que for...
Eu por acaso tenho um agricultor particular, o Fifi (é o meu pai na verdade) que tinha uma abóbora no quintal lá de casa que eu aproveitei
 
A tarte já foi feita a semana passada e estas ultimas duas fotos são hoje. Guardei as fatias num tupperwear e vou comendo. Aqui está então a receita:

Ingredientes:
*Crosta :
1 copo de amêndoa em pó/ralada
10 tâmaras sem caroço
2 colheres sopa de proteína de canhamo (podes usar outro tipo de proteína ou farinha integral)
2 colheres de leite (eu usei leite de avelã, mas qualquer um dá)
1 ovo
*Recheio:
1/4 de abóbora menina
1 colher de sopa agar-agar (uma alga que faz gelatina, costuma estar na secção dos bolos no supermercado)
1 shot/cálice vinho do porto
1 colher de chá de gengibre em pó
2 colheres de chá de canela
pitade de noz moscada

E agora como é que faço?
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa trituradora (eu chamo-lhe uma 1,2,3 hehe), trituras as tamaras até ficarem em pedaços pequeninos e pastosos.
Numa taça adicionas todos as tâmaras, amendoa  proteina e mistura até ficar uma especie de pasta. Junta o ovo para ajudar a ''colar''. Se tiver ainda muito granuloso usa o leite. Se necessário junta outro ovo. Eu só usei um.
Cobre a base duma tarteira com papel vegetal e espalha esta pasta com as mãos. A imitar a massa folhada de uma tarte normal.

Coze a abóbora com agua e quando ja tiver cozida tira a água (fica sempre um bocadinho de agua). Tritura a aboóra. Junta o vinho do Porto, o agar agar e as especiarias e deixa ferver mais 5minutos.
Deixa arrefecer 10 minutos e depois coloca sobre a tua base.
Leva ao forno 40 min.

0 comentários:

Enviar um comentário