Dicas para sobreviver à cozinha Tuga #1


Aqui estão coisas boas que podem aproveitar na cozinha Portuguesa.
A minha dica é quando fizerem almoços/jantares tentarem ter sempre na mesa o maior número de alimentos saudáveis possível. Se quiserem ter algo que faça menos bem... pronto, tudo bem. Se tiver de ser, tem de ser. Mas o que queremos é tentar encher o prato com comidinha boa para o nosso organismo! Assim nem vai sobrar espaço para comer porcarias!
Aqui estão alguns exemplos:
  1. Peixe Fresco : )
    Pois é! Há países que estão mesmo longe do mar! Mas nós não :) Temos aqui águas salgadas que nos trazem peixinho. É uma fonte proteica, de gorduras saudáveis e iodo. Toca a comer.
     (na foto são carapaus grelhados )
  2. Migas!
    Olhem a nossa sorte. Temos pratos tradicionais super saborosos que fazem bem à saúde! (alho, azeite, louro, broa, feijão frade e couves) Não abusem no azeite ;)
  3. Broa
    Em quantidades moderadas a broa é uma boa fonte de hidratos de carbono. Feita com farinha de milho é bom para modificar um pouco as fontes de hidratos de carbono. Como é costume comer arroz, batata, massa... De vez em quando podem trocar isso por uma boa fatia de broa ;) Escolham uma broa boa! As do supermercado não devem ser tão inofensivas como as broas da padaria local ;)
  4. Azeitonas
    Esta pérola da dieta mediterrânica tem os seus benefícios. São fonte de gordura monossaturada, antioxidantes e vitaminas. 
Não esquecer no entanto que há que haver moderação! Moderação é a chave. Infelizmente não é algo muito presente à mesa em Portugal. Mas convido-vos a tentar :)

Espero que tenham gostado ;)

2 comentários:

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  2. É uma comida que gosto de fazer e é muito saudável. Boa ideia!

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